A competitividade elevada do setor de varejo obriga os empreendedores a procurar incessantemente por formas de se diferenciar da concorrência. Isso é algo ainda mais importante em momentos de crise, quando os clientes tendem a ser bem mais criteriosos na hora da compra. Nesse cenário, aprender e desenvolver novas técnicas de venda é imprescindível.

Nosso objetivo, neste artigo, é apresentar algumas técnicas capazes de alavancar os resultados no varejo. São dicas que tendem a aumentar o faturamento da empresa, ampliando as chances de crescimento do seu negócio no longo prazo. Confira!

1. Aprenda a ouvir o cliente

Você, certamente, sabe que a comunicação é o pilar principal do trabalho de vendas. Para ter mais chances de sucesso, é necessário ter empatia, conversar com o cliente, perceber suas necessidades e oferecer um produto que realmente seja relevante para ele. Porém, é importante destacar que a linguagem vai além daquilo que é dito verbalmente.

EBOOK

COMO IMPORTAR PRODUTOS

EM 3 PASSOS SIMPLES

Descubra, em apenas 3 passos, como importar produtos dos Estados Unidos e economizar até 80% em relação aos preços no Brasil.

ebook grátis Como importar produtos em 3 passos simples

DOWNLOAD GRATUITO

Nossos movimentos e olhares também transmitem informações, portanto, observe a expressão corporal do cliente para captar seu estado de espírito naquele momento. Se ele está olhando muito para a saída da loja, pode ser que ele não esteja muito disposto a comprar. Agora, se ele olha para os produtos ou para o vendedor, significa que a conversa está indo pelo caminho certo.

Inscreva-se agora e descubra os segredos de como lucrar comprando no exterior!

2. Conheça bem o produto

Esse é um elemento básico que muitos lojistas deixam de lado. Conhecer profundamente os seus produtos permite oferecer ao cliente exatamente aquilo que ele procura e fortalece seus argumentos na hora de apresentá-lo. Além disso, entender a diferença entre mercadorias similares ajuda seu estabelecimento a manter os estoques sempre atualizados.

3. Saiba negociar

A negociação é uma arte e quem tem o melhor jogo de cintura sai com uma grande vantagem logo de cara. O vendedor deve saber em que momentos avançar ou dar um passo para trás, por isso, a flexibilidade é uma característica fundamental. Adote uma postura leve e deixe sempre claro que está aberto para negociar.

Venha fazer parte do nosso grupo no Facebook e troque experiências com os colegas importadores: a união faz a força!

Se o cliente acha que o produto está muito caro e você não pode reduzir o preço, procure mostrar outras alternativas, reforçando que é possível estender o prazo de pagamento, por exemplo. Tenha sempre em mente o objetivo de construir consensos, resultados que sejam vantajosos para os dois lados.

conheca-5-tecnicas-de-venda-no-varejo-para-melhorar-os-resultados

4. Facilite o momento de decisão

Pode parecer estranho, mas o excesso de mercadorias nas prateleiras pode atrapalhar as vendas. É claro que ter um mix de produtos variado é importante, mas alguns clientes ficam bastante indecisos quando há muitas opções disponíveis. E isso fica pior ainda quando a exposição não segue critérios capazes de distingui-las.

Para solucionar essa dificuldade, organize as prateleiras para que produtos similares fiquem divididos em categorias e seja cauteloso com a precificação, fazendo com que ela esteja sempre visível. Além disso, dê mais segurança ao cliente, informando com clareza sua política de trocas.

Compre online em lojas dos Estados Unidos e receba em sua casa.

5. Construa relações de confiança

Manter clientes de longa data é tão importante quanto atrair novos consumidores. Por isso, tenha um cuidado especial com os processos de fidelização e faça com que cada cliente sinta-se importante. Chamá-lo pelo nome, por exemplo, é uma atitude muito simples e que dá resultados, porque personaliza o atendimento e abre espaço para outras ferramentas de venda, como o WhatsApp.

Ser criativo e investir em formas inovadoras de abordar o cliente é o que coloca uma empresa mais próxima do consumidor e aumenta suas possibilidades de venda. Aplicando as dicas que apresentamos aqui, será muito mais fácil conquistar os consumidores e desenvolver relações duradouras.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para espalhar o conhecimento por aí, compartilhando essas técnicas de vendas com seus amigos nas redes sociais.