Fazer compras no exterior sempre foi uma tentação para os brasileiros. Afinal, a variedade de produtos é enorme e o preço, geralmente, é bem menor do que o praticado no nosso país. Agora, com as facilidades da internet, comprar em websites de qualquer lugar do mundo está ainda mais fácil e a prática tem se tornado um bom negócio para muitas pessoas.

Se você está pensando em complementar sua renda com a revenda desses artigos, é importante ficar atento às políticas de troca de produtos importados. Existem regras definidas por cada país ou e-commerce e é bom conhecê-las para não acabar no prejuízo, com produtos que possam ter chegado com defeito ou até mesmo diferentes do que você comprou.

Confira, então, a melhor forma de se proteger em suas compras, bem como algumas políticas de troca. Boa leitura!

Exija seu direito de arrependimento

Assim como nas compras feitas nas lojas virtuais brasileiras, muitos sites estrangeiros (inclusive os grandes e-commerces chineses, como AliExpress, Light in the Box e Mini in the Box) garantem ao consumidor o direito de se arrepender da compra.

O melhor mesmo, porém, é evitar esse sentimento, pois diversos trâmites dificultam o processo, que já é naturalmente demorado. Para se resguardar, conheça a política e as garantias de cada vendedor sobre devolução, reembolso por atraso ou incompatibilidade na descrição do produto, entre outros.

Inscreva-se agora e descubra os segredos de como lucrar comprando no exterior!

Não deixe dúvidas

Muitos sites de compras do exterior já oferecem tradução para a língua portuguesa. Apesar de alguns termos não serem traduzidos corretamente, isso facilita muito para conhecer o material e tamanho do item, por exemplo.

Além disso, é comum que os vendedores de grandes sites tenham um canal de atendimento para esclarecer dúvidas. A tradução fica por conta do site e, mais uma vez, a linguagem pode soar um pouco estranha, mas funciona. O melhor é que eles costumam ser bastante amistosos.

Venha fazer parte do nosso grupo no Facebook e troque experiências com os colegas importadores: a união faz a força!

Prefira empresas com representação no Brasil

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), se a pessoa comprar um produto no exterior que tenha fabricante no Brasil, como um eletrônico, essa empresa deve assumir todas as responsabilidades e obrigações com o cliente brasileiro.

A regra vale, inclusive, para produtos adquiridos em outro país que não sejam fabricados ou vendidos por aqui. Nesse caso, se o artigo apresentar defeito, o fornecedor deve prestar assistência a ele, mesmo que isso signifique enviar o item para reparo fora do país.

Compre online em lojas dos Estados Unidos e receba em sua casa.

Para evitar problemas e a indesejada troca de produtos importados, é essencial manter a mesma postura em qualquer compra virtual, seja em sites brasileiros, seja em lojas estrangeiras: preste atenção a todos os detalhes do produto (cor, tabela de tamanhos, materiais e afins), preço, parcelamento, valor de frete, prazo de entrega, entre outros. Procure, ainda, sempre pelos termos e políticas da loja antes de fechar o negócio.

E para assegurar ainda mais seu processo de importação, experimente fazer as compras diretamente nos sites dos Estados Unidos e receber em casa, com o intermédio de uma equipe séria e responsável, a QueriaTanto.com. Para manter-se sempre informado sobre o assunto, assine nossa newletter.