As redes sociais já são importantes aliadas das empresas que investem em marketing digital. Por meio delas, é possível melhorar o relacionamento com o público, gerenciar crises, realizar atendimento, fortalecer a marca e, claro, aumentar as vendas.

Ter perfis com fins comerciais é viável e rentável em, praticamente, todas as redes. Porém, há uma vantagem especial em vender pelo Instagram, pois ele concentra um alto grau de engajamento, longo tempo de uso e impacto visual. Logo, torna-se especial para as organizações, especialmente para seus departamentos de vendas.

Vejamos como o Instagram pode ser útil e ajudar a alavancar o faturamento do seu negócio. Confira!

Crie uma conta business

Esse é o formato de perfil especial para empresas. Com ele, pode-se ter acesso a uma série de recursos, incluindo colocar links deslizáveis no Stories, em que os usuários são direcionados diretamente para uma página de compras.

Ao mesmo tempo, é possível utilizar a fanpage do Facebook alternadamente com o perfil comum, basta associá-los na mesma conta. Essa configuração vai dar mais profissionalismo às suas postagens e credibilidade para sua marca.

Inscreva-se agora e descubra os segredos de como lucrar comprando no exterior!

Defina uma persona

É necessário saber claramente para quem se está publicando na hora de vender pelo Instagram. Por isso, é tão importante ter uma persona bem segmentada e detalhada, para orientar a linguagem, tom e teor das postagens.

Com essa definição, você pode direcionar precisamente as mensagens para quem tem interesse. Dessa forma, o conteúdo será mais personalizado e terá maiores chances de gerar engajamento.

Invista no conteúdo

As postagens do Instagram não se resumem mais a fotos. Hoje, é possível publicar vídeos de 60 segundos, fotos com textos e enquetes, além de clipes curtos, trechos que se repetem ou transmissões ao vivo no Stories.

Com essa variedade e a definição de persona, é possível planejar toda uma estratégia de conteúdo relevante para impactar os seguidores. Você pode tanto expor artigos importados para a revenda, por exemplo, como publicar assuntos relacionados e que tenham valor para o público.

Venha fazer parte do nosso grupo no Facebook e troque experiências com os colegas importadores: a união faz a força!

Ainda, é preciso ter atenção às legendas. Elas devem ser criativas, descritivas e curtas. Use também ​hashtags, mas sem exageros, contendo temas compatíveis com a sua área, a fim de facilitar o fluxo de usuários para sua marca.

Forme relacionamentos

Para que o marketing no Instagram seja eficiente e gere vendas, é indispensável a criação de um relacionamento duradouro com os seguidores.

Isso será possível por meio de:

  • calendário constante de postagens;
  • bons conteúdos;
  • resposta das mensagens diretas;
  • uso de hashtags;
  • interações nos comentários.

Além disso, é interessante curtir as postagens de alguns seguidores, repostar conteúdos relacionados e os seguir de volta.

Compre online em lojas dos Estados Unidos e receba em sua casa.

Anuncie no Instagram

Uma ótima ferramenta para aumentar as vendas e a percepção de marca são os posts patrocinados. Você pode investir em anúncios, que são mostrados para usuários que ainda não seguem seu perfil, aumentando bastante a exposição.

Esse público-alvo pode ser bem segmentado, para que a comunicação atinja, precisamente, os consumidores relevantes para seu negócio. Também, é possível inserir links diretos para as páginas de compras dos produtos, agilizando o processo.

Vender pelo Instagram é uma maneira muito vantajosa de comercializar produtos pela internet, além de aumentar a exposição da sua marca. O importante é criar estratégias específicas para a rede social e monitorar os resultados para garantir o sucesso dessa tática.

Você ainda tem dúvidas ou alguma outra dica para vender no Instagram? Deixe sua impressão nos comentários!